Por que as empresas devem estar presentes nas redes sociais?

Alguns empreendedores ainda não sabem a importância de ter o seu negócio presente nas redes sociais. Isso porque desconhecem o potencial desses canais para a conversão de clientes.

Pensando nisso, antes de mostrarmos como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais, reunimos algumas razões do porquê a sua empresa deve estar presente nessas mídias agora mesmo. Acompanhe!

1 – Engajamento

As redes sociais são plataformas que facilitam a conexão entre indivíduos, grupos e organizações que compartilham os mesmos interesses e objetivos. Além disso, as pessoas têm vontade de interagir umas com as outras, por isso esses espaços se apresentam como uma excelente opção. Afinal, a principal função de uma rede social é conectar usuários no mundo virtual.

Diante desse cenário, as redes sociais se apresentam como uma alternativa eficaz para a sua empresa manter um bom relacionamento com o seu público. Inclusive, para garantir a maior interação você pode investir em conteúdos interativos e pesquisas. Dessa forma, vai estimular o engajamento e manter uma boa relação com a sua audiência.

Além disso, as redes sociais são importantes para que você consiga analisar as sugestões e reclamações das pessoas. Com isso, pode adotar estratégias mais acertadas no seu negócio, que gerem melhores resultados.

2 – Visibilidade

Em todo o mundo, as pessoas gastam em média 2 horas e 24 minutos por dias nas redes sociais. No Brasil, esse tempo é ainda maior: os brasileiros passam 3 horas e 31 minutos por dia conectados, segundo dados da empresa GlobalWebIndex. Esses números mostram uma enorme oportunidade para as marcas se conectarem com a sua audiência.

O Facebook, por exemplo, tem cerca de 2,9 bilhões de usuários — dos quais 148 milhões são brasileiros —, sendo uma das maiores formas de geração de oportunidade de aquisição de clientes, apesar de ter recentemente apresentado uma redução no número de usuários. Além de ser um excelente canal para interagir com o seu público e distribuir conteúdo, ainda é possível vender pela plataforma ou oferecer um suporte pós-venda.

Outra rede social que vem apresentando forte relevância para os negócios é o Instagram, com cerca de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo que o Brasil tem por volta de 99 milhões de contas ativas. Também não podemos nos esquecer do TikTok, com cerca de 1 bilhão de contas ativas por mês, das quais 4,72 milhões é de brasileiros.

Diante desses números, você consegue entender a grande visibilidade que a sua empresa pode ter ao marcar presença na internet e investir em marketing nas redes sociais, certo?

3 – Construção de autoridade

As redes sociais são um meio incrível de trabalhar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque são ferramentas adequadas para construir uma audiência forte, por meio da distribuição de conteúdo de valor.

Porém, para que isso aconteça, não basta criar uma conta da sua empresa se não oferecer nenhum conteúdo para atrair seguidores. Pelo contrário, você deve ter um cronograma de postagens, nutrir a sua audiência com conteúdos relevantes e estimular o engajamento do público.

Se você tem um pet shop, por exemplo, não se preocupe apenas em postar os produtos ou serviços oferecidos em sua loja. Publique dicas de cuidados com os animais, curiosidades sobre esse universo e outros assuntos relevantes para a sua audiência.

Dessa forma, a sua empresa ganha autoridade no assunto, enquanto a sua página se torna o local em que os interessados por aquele tema podem procurar quando tiverem alguma dúvida. Com isso, a conversão de clientes pode acontecer de maneira orgânica. Interessante, não?

4 – Tráfego e conversões

Ao investir em um site institucional, você gera maior confiança para a sua empresa perante o público. Além de reunir todas as informações importantes do seu negócio em um só lugar, é possível oferecer maior transparência para a sua audiência.

Nesse sentido, as redes sociais funcionam como uma porta de entrada para a sua página corporativa. Isso porque, ao utilizar essas mídias que têm amplo alcance e visibilidade, você pode direcionar esse tráfego para o seu site, aumentar as conversões e, assim, alcançar melhores resultados no negócio.

5 – Formação de embaixadores da marca

Os embaixadores são aquelas pessoas que se identificam tanto com uma empresa que passam a defendê-la e indicá-la para os seus amigos e familiares.

Elas são defensoras da marca, sem receber nenhuma contrapartida, e podem ter influência sobre a sua rede de contatos. Quando você tem muitos embaixadores da sua empresa presentes nas redes sociais, as chances de o negócio alcançar um maior número de pessoas de maneira positiva aumenta, o que pode resultar no alcance de melhores resultados.

Enfim, o uso correto das redes sociais traz inúmeros benefícios às empresas. No entanto, a falta de estratégia pode impactar os resultados do negócio. Por isso, a seguir, falamos mais sobre como criar um planejamento para explorar o máximo do potencial desses canais.

Compartilhe:

Solicite um contato via formulário